sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

José Cid, meu conterrâneo

José Cid, nome artístico de José Albano Salter Cid de Ferreira Tavares, nascido na Chamusca em 4 de Fevereiro de 1942, é um [muito conhecido] músico português.
Terceiro filho de Francisco Albano Coutinho Ferreira Tavares e de Fernanda Salter Cid Freire Gameiro, mudou-se com os pais para Mogofores, perto de Anadia, aos onze anos.
Iniciou a sua carreira musical em 1956, com a fundação de “Os Babies”, agrupamento musical que se dedicava à interpretação de covers. Em 1960 criou em Coimbra o Conjunto Orfeão, com José Niza [meu distinto colega de estudo em Santarém, recentemente falecido], Proença de Carvalho e Rui Ressurreição. (...) Cf. http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Cid.

José Cid é um conterrâneo meu, que muito aprecio por razões diversas. Acontece que na minha meninice convivi com José Cid, porque brinquei muito em casa de seus pais e sou afilhado de baptismo da sua irmã mais velha, Maria de São João (por isso mesmo me chamo Eduardo João).
Esta introdução é uma espécie de declaração de interesses antes do que se segue, que é uma carta que dirigi ao jornal O MIRANTE em Junho de 2009.

Site de José Cid: http://www.josecid.com

 José Cid (Lisboa - Campo Pequeno, 2009)  +  José Cid entre mim e a Celeste (1944)

Uma rua da Chamusca com o nome José Cid
A Câmara Municipal da Chamusca homenageou recentemente, e bem, três distintos chamusquenses [um dos quais vivo] com o descerramento de placas toponímicas em ruas da vila.
Tendo presente esta efeméride, afigura-se-me oportuno e justo referir aqui o nome de José Cid, que ama a sua terra e lhe tem dado uma visibilidade ímpar. Recordo que este ilustre chamusquense recebeu em Maio o Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores. Segundo a SPA, o prémio atribuído a José Cid «distingue mais de quatro décadas de intensa e ininterrupta actividade criadora, como compositor-autor, de um dos mais populares nomes de sempre da música portuguesa, triunfador de vários festivais em Portugal e no estrangeiro e autor de alguns dos maiores êxitos musicais das últimas décadas».

Carta publicada no jornal O MIRANTE, 25.Junho.2009

Sem comentários:

Enviar um comentário