quarta-feira, 17 de abril de 2013

O senhor comentador


Quando se soube que José Sócrates iria fazer comentário político na televisão pública, surgiram duas petições de sinal contrário. É compreensível a bipolarização, dado que o ex-líder do PS tem uma personalidade e um passado que despertam reacções de amor-ódio.
Na petição “Recusamos a presença de José Sócrates como comentador da RTP”, dirigida em particular aos deputados da Assembleia da República e ao presidente da RTP, os cidadãos subscritores diziam, no essencial, que José Sócrates não devia ter qualquer programa numa empresa que é paga com o dinheiro dos contribuintes, os quais estão a sofrer com o resultado da sua gestão danosa enquanto primeiro-ministro.
Por sua vez, na petição “A favor da presença de Sócrates na RTP”, dirigida à Assembleia da República, os cidadãos subscritores entendiam basicamente que o balanço da sua governação depende da avaliação de cada um e que se deve respeitar o princípio do contraditório para defesa quer das opções tomadas quer do bom nome, neste caso face aos ataques do actual Governo para encobrir o seu próprio falhanço.  
Embora inicialmente me sentisse tentado a subscrever a petição “contra”, não a assinei. É que me pareceu completamente inútil dirigi-la aos deputados da Assembleia da República. Aliás, as petições talvez nem tivessem razão de existir se quem teve a responsabilidade do convite o assumisse e explicasse oportunamente. Entretanto, o presidente da RTP já veio dizer que o programa é “serviço público” e susceptível de melhorar as audiências… Ficámos esclarecidos.   
Antecipei que o programa de José Sócrates não me iria trazer nada de novo. Isso mesmo confirmei na entrevista dada à RTP1 a 28 de Março, para o que me bastaram apenas os primeiros quinze minutos. Uma pessoa não muda só porque esteve dois anos em Paris, supostamente a estudar filosofia. A sua “narrativa” é uma velha e conhecida história de autojustificação do interessado. Só converte os já crentes.
Vem a propósito recordar uma passagem do artigo “O tempo de Sócrates acabou”, da autoria de Esther Mucznik, aparecido no PÚBLICO em 19.Maio.2011: «Muito se tem falado sobre o “prossionalismo” de Sócrates, do seu virtuosismo mediático, de conseguir falar apenas do que lhe interessa, de encostar os adversários à parede, etc., etc. Provavelmente, neste tipo de coisas, será rei. Mas é precisamente o tipo de político de que Portugal não precisa: não precisamos de quem negue e mascare a realidade em permanência, de quem escamoteie as suas responsabilidades, de quem seja um ás na culpabilização dos outros. Pode haver quem considere esta actuação como o expoente máximo da sabedoria política. Eu vejo-a como um miserável manobrismo de um homem cujo ego lhe subiu tanto à cabeça que deixou de ver o país

Nota - Texto escrito em 05.Abril.2013 para uma finalidade que não chegou a concretizar-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário