segunda-feira, 29 de abril de 2013

… porque os velhos não querem morrer


«José Cunha Rodrigues, ex-Procurador-Geral da República e ex-Juiz do Tribunal de Justiça da União Europeia, foi entrevistado, a vinte deste mês, por António José Teixeira no programa A Propósito da SIC. 


Nessa entrevista, num determinado momento, para explicar melhor o "pensamento societal" que tomou conta do pensamento colectivo, contou um episódio singelo de que tinha tido conhecimento: uma professora pediu aos seus meninos para dizerem o que, no seu entender, justifica a crise de que toda a gente fala.

Um dos meninos respondeu: "porque os velhos não querem morrer".

O menino, na sua inocência, deu tal resposta como poderia ter dado outra resposta qualquer que pairasse no ar, mas, insinuando-se esta de modo forte, ele não podia deixar de a apreender; depurou-a dos artifícios de que os adultos se socorrem para ficarem sempre bem vistos e verbalizou-a, certamente, num sorriso.

Dizem os psicólogos sociais que uma boa forma de aferir estereótipos é inquirir crianças porque, sem terem aprimorado a filtragem da desejabilidade social, captam-nos e reproduzem-nos na sua forma mais genuína.

Devem, por isso, as suas respostas fazer-nos pensar naquilo que, como adultos, pensamos.»



Post de Helena Damião 
no blogue De Rerum Natura (28.Abril.2013, ver aqui)
(Helena Damião é professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação 
da Universidade de Coimbra). 







Este post fez-me lembrar o impressionante artigo de José Vítor Malheiros “O sonho de Pedro Passos Coelho” publicado no jornal PÚBLICO em 11.Set.2012, que pode ser lido no blogue Versaletes do próprio autor (ver aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário