sábado, 15 de março de 2014

Arroz de lampreia no restaurante Nova Arcádia

Num post anterior  já falei do Restaurante Nova Arcádia, que se situa no meu bairro, concretamente na Rua Pereira Carrilho. Escrevi então: “A casa serve comida tradicional portuguesa, com bons grelhados de peixe e carne, um excelente cozido à portuguesa, um arroz malandrinho de polvo, e outras iguarias”. Entre estas iguarias conta-se o famoso arroz de lampreia, que tem a sua época, na qual nos encontramos agora.  

Há dias o senhor João, dono do restaurante, convidou-me para ir ver como se preparava a lampreia, tarefa que me pareceu não estar ao alcance de qualquer um.
(Clicar sobre as fotos para as ampliar)

Primeiro corta-se a pele à volta da cabeça com um golpe pouco profundo, para se poder começar a “descascar” o bicho... Em seguida, aplica-se um alicate ao bordo da pele e puxa-se (para baixo, no caso da foto à direita).


Vai-se continuando a puxar a pele. Na foto à direita, assinala-se a zona até onde o trabalho já está completado. Falta o rabo, que dizem ser o mais difícil de esfolar… Não foi o caso :).


A preparação continua com a abertura do ventre, passando pela remoção de todas as partes interiores, não sem que antes se tire o ânus à lampreia. Nesta fase, há que prestar atenção à remoção de tudo o que não seja comestível. Um passo em falso e a lampreia ficaria com um sabor intragável, e teria de ir para o lixo, disseram-me.


A lampreia ficou pronta para ser cortada aos bocados pelo senhor João. A seguir, a D. Lourdes encarrega-se da confecção do prato…


que acabou por ser servido a uma cliente ocasional – a nossa filha Maria Teresa :) – pelo senhor Henrique, um empregado “5 estrelas”…

Telefones: 21 195 48 97 -- 96 690 59 07

Sem comentários:

Enviar um comentário