quinta-feira, 12 de junho de 2014

A Ciência em Portugal

Miguel Mota, Público, 12.Junho.2014


O PÚBLICO de 22/5/2014 publicou uma entrevista com o professor Walter Alvarez, da Universidade de Berkeley, nos Estado Unidos, a propósito de uma conferência que iria proferir no Porto. Em estudo que realizou, em colaboração com o prof. Henrique Leitão, da Universidade de Lisboa, mostra que foram os portugueses os pais da ciência moderna, antes dos conhecidos Nicolau Copérnico e Galileu Galilei.
[...]
Uma das características dos portugueses é não serem capazes de reconhecer os feitos dos seus concidadãos. Isso é particularmente grave nos casos de descobertas de importância internacional, pois afectam negativamente a imagem do nosso país no contexto das nações. [...]


* * *

A propósito do artigo do Prof. Miguel Mota, importa referir um livro recente do Prof. Carlos Fiolhais (Univ.Coimbra) intitulado "História da Ciência em Portugal".

Neste ensaio passa-se em revista o estado da ciência em Portugal, nas suas múltiplas facetas: história, organização, produtividade, ligação à economia, ensino e divulgação das ciências. Usando vários gráficos e tabelas, mostra-se o grande progresso alcançado nas últimas décadas, sem esquecer de apontar o muito que falta fazer para que, na área decisiva da ciência e da tecnologia, Portugal seja um país mais competitivo à escala internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário