sábado, 2 de abril de 2016

Física no Desporto: Qual será o limite do ser humano no salto em comprimento?

Há uns anos fiz uma incursão pelo Scratch através de uma parceria com Fernando Frederico (ffred) tendo por objectivo simular graficamente o salto em comprimento (ver AQUI). Afigura-se-me que o projecto é instrutivo. Talvez valha a pena explorá-lo. 
Como aplicação do projecto, o leitor poderá tentar responder a esta pergunta: Qual o limite do Homem no salto em comprimento
Bob Beamon saltou 8,90 metros em 1968 e Mike Powell saltou 8,95 metros em 1991 (um acréscimo de apenas 5 centímetros em 23 anos...). Para quando o próximo recorde do mundo? Qual será a evolução futura do recorde? E, sobretudo: até onde será virtualmente possível chegar?


Clique AQUI para carregar o programa de simulação do salto em comprimento, e siga as respectivas instruções para "jogar".

O alcance do salto depende das variáveis indicadas no painel do programa de simulação, a saber: 
(1) velocidade com que o atleta chega à tábua de chamada, e 
(2) inclinação (em relação à horizontal) com que o atleta inicia o salto. 

Tenha presente o seguinte:
(a) No que respeita à velocidade, o salto é tanto maior quanto maior for a velocidade (pense na velocidade de um atleta que corre 100 metros planos em 10 segundos).
(b) Em relação à inclinação, há um valor óptimo para efectuar o salto, para o qual o alcance é máximo (experimente valores compreendidos entre 35 e 55 graus, de 5 em 5 graus). 

Boas simulações!

Sem comentários:

Enviar um comentário