sábado, 4 de junho de 2016

Sabe o que é o NISS? Viva o Simplex!

Sabe o que é o NISS (Número de Identificação de Segurança Social)? Eu não sabia até há uns dias, quando recebi uma carta da ADSE a dizer (em linguagem de gente): Devemos-lhe uma certa quantia referente a cuidados de saúde prestados ao seu familiar X, mas não é possível fazer a transferência bancária enquanto não actualizar o respectivo NIF. Estranhei, porque foi a primeira vez que tal aconteceu em mais de 50 anos. OK, pensei eu, bora lá actualizar a ficha de X através do Atendimento Online da ADSE. Afinal havia outro número... que era preciso, o NISS, sem o qual o programa informático pura e simplesmente não deixa actualizar o NIF! Perguntei-me: como o meu familiar X nunca teve qualquer ligação à Segurança Social, por que razão me pedem o NISS? Mas, OK, pensei eu de novo, bora lá procurar o NISS. Resumindo: Ao fim de muitas e várias diligências, ainda não o encontrei... A ideia que tenho é que há aqui uma pescadinha com o rabo na boca. Um dia hei-de contar a história desta missão (até agora) impossível! Entretanto, a ADSE tem na sua posse (há 3 meses) dinheiro que me pertence, porventura a ganhar juros...

Que poderia dizer a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa em relação a esta história? Não sei o que pensar, porque ela própria foi há dias ao Parlamento contar aos deputados o caso da sua mãe, de 94 anos, que recebeu uma carta da Segurança Social em que lhe era pedida informação sobre a sua situação contributiva e documentos pessoais como a cópia do cartão de cidadão. Tudo escrito numa linguagem complexa e em que eram invocados vários artigos de leis diferentes. Como o caso da sua mãe prendeu a atenção dos deputados, a ministra aproveitou para concluir: “O Simplex serve também para isto, para que pessoas de 94 anos não sejam surpreendidas por cartas que não conseguem descodificar, por pedidos de documentos que não sabem onde encontrar, e por pedidos de documentos que estão na posse da administração”.

Todos ficamos à espera, incluindo certamente a própria ministra, que o Simplex sirva para alguma coisa! Eu ainda não tenho 94 anos, mas deverei esperar sentado?

Sem comentários:

Enviar um comentário