sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Seja bem-vindo, meu amigo!






Felizmente, o Presidente da República eleito mantém-se fiel a si próprio e ao seu estilo, apesar do alto cargo para o qual foi escolhido pelos portugueses no passado domingo. Desde então, não se escondeu, nem deixou de cumprir as suas obrigações de sempre com o mesmo à vontade a que nos habituou. [...]

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Um irrevogável substituído por uma humorista?


Assunção-Cristas: Orçamento-é-ficção-digna-de-um-Óscar

A candidata à presidência do CDS disse que "se houvesse 'Óscares' na política, certamente que haveria duas nomeações claras para o 'Óscar' da melhor ficção, que seriam o primeiro-ministro e o ministro das Finanças". 


Recordando utensílios antigos

Pediram ao nosso neto João Guilherme (11 anos) para fazer uma composição sobre um objecto antigo, do tempo dos Bisavós. Guardamos em casa utensílios de que nos lembramos bem, do tempo dos nossos Pais e Avós (primeiro quartel do século XX): um rústico candeeiro a petróleo, um outro candeeiro mais sofisticado e vistoso, um relógio-mealheiro com a particularidade de assinalar a hora a que nasceu a Piedade (meia-noite e cinco!) e uma máquina de costura Singer com pega de mão e a respectiva almotolia, onde a bisavó Irene coseu e modificou muita roupa dos filhos (Piedade, Rosa Maria e Berto) numa época que não era de facilidades. 
João: matéria-prima já tens, agora é a tua vez de imaginar... 

Candeeiros a petróleo, relógio-mealheiro e máquina de costura Singer

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Ainda Sampaio da Nóvoa ― Last but not least


Muitos leitores deste blogue sabem que, na sequência de certas intervenções laudatórias em relação ao candidato a Presidente da República António Sampaio da Nóvoa, tenho recomendado uma Leitura Complementar ("Escândalo num concurso para Professor Catedrático de Geologia na Universidade de Lisboa, sendo reitor António Sampaio da Nóvoa"). 
Entretanto, soube recentemente de mais um episódio que não posso deixar de referir:

No dia 15.Dez.2011, o candidato Fernando Ornelas Marques interpôs recurso da decisão do Júri para o reitor da Universidade de Lisboa António Sampaio da Nóvoa.
No dia seguinte, o reitor da UL enviou um email ao Director Executivo da Reitoria da UL remetendo-lhe o processo do candidato acompanhado do seguinte despacho:
Isto é para enviar para o júri do Concurso.
Obrigado. 
António Nóvoa
Que resultado se poderia esperar deste despacho? Nenhum, evidentemente. De facto, “isto” equivale à seguinte situação: 
Um injustiçado que foi condenado em 1.ª instância interpõe recurso na expectativa de nova avaliação dos factos em 2.ª instância, mas vê o processo regressar à 1.ª instância… onde obviamente volta a ser condenado! 
Se isto não é conivência com a injustiça praticada, o que é?