domingo, 31 de julho de 2016

A Ciência também serve para isto...

Manuel Carvalho (PÚBLICO, 31.Julho.2016) 
Ao fim de 15 anos, a indústria corticeira ganhou a batalha contra o TCA (tricloroanisol), que ameaçou a sua existência. O agente do “cheiro a rolha” foi controlado com a ajuda da ciência. Hoje, a indústria produz e vende 40 milhões de unidades por dia. Próximo combate: recuperar os frágeis montados nacionais.


sexta-feira, 29 de julho de 2016

Avance-se com o debate !

Editorial (Público. 29.Julho.2016)

«[...] O Le Monde argumenta, por exemplo, com a necessidade de “evitar eventuais efeitos de glorificação póstuma” e o psicanalista francês Fehti Benslama disse a este propósito, à AFP, que “quem comete tais atentados quer ser conhecido e reconhecido publicamente”. Por isso, evitar esse “conhecimento” é também evitar o “reconhecimento”, ou seja, a satisfação dos seus pares pelo crime cometido, que será também um incentivo a replicá-lo. É uma discussão que ainda está no início. Estaremos a ajudar a criar assassinos? A resposta obriga a uma reflexão ética e jornalística, que começou e segue agora o seu curso.»

NOTA – “Estaremos a ajudar a criar pirómanos” quando as estações
               de televisão repetem ad nauseam imagens de incêndios?

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Coisa nunca vista, uma vitória em que todos ganham!


Um acontecimento cultural


A Bíblia toda e para todos
Lucinda Canelas (Público, 27/07/2016)

A editora Quetzal vai começar a publicar em Setembro uma nova tradução da Bíblia. É feita a partir do grego por Frederico Lourenço e sairá em seis volumes, até 2019. Está a ser apresentada como a mais completa jamais feita em português.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Após tanta (des)conversa, cadê as sanções?!

CE cancela multa a Portugal

São José Almeida
Sílvia Amaro (Bruxelas) 
Público, 27.Julho.2016

Que mais virá ainda por aí?

Que raio de cherne nos havia de calhar na rifa!...



Paulo Mendes Pinto (Público, 27.Julho.2016)
Durão Barroso teve muito tempo para pensar e reflectir. 
Tomou uma decisão digna de um cherne. Solitário.

A questão é verdadeiramente ecológica. O tal Durão Barroso apenas parece ter-se esquecido que o seu lugar seria o do Homem de Estado, não o empresário. Era isso que era esperado de quem foi primeiro-ministro e presidente da Comissão Europeia. A valorização da causa pública, da vida da Res publica, precisava que um indivíduo como ele percebesse, sem que fosse preciso explicar-lhe, que há uma coisa a que se chama dignidade. E a “dignidade” não é a dele, é a dos cargos que ocupou representando-nos.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Calor... Vamos melhorar o ambiente em casa?


A explicação seguinte pode ser útil nestes dias de canícula. Tal como em muitas outras situações, ter alguns conhecimentos de Física poder fazer a diferença.

Noção básica: Assim como o VENTO é “ar em movimento” originado por diferenças de pressão, o CALOR é “energia em movimento” originado por diferenças de temperatura.

Em consequência, no Verão não se deve abrir as janelas durante o dia (como vejo alguns vizinhos fazer... para arejar a casa!), porque a energia tende a passar de zonas mais quentes para zonas onde a temperatura é mais baixa. O resultado final é a homogeneização da temperatura, ficando rapidamente a casa tão quente quanto o ambiente exterior.

Pelo mesmo princípio, no Verão deve-se abrir as janelas durante a noite, quando a temperatura exterior é mais baixa do que em casa. 

Assim, poderemos usufruir facilmente de uma "climatização caseira" de baixo custo...

Voto de mudança...

3 anos volvidos, o que ganhámos com a criação da Universidade de Lisboa?
António Cruz Serra (Público, 25.Julho.2016)
A fusão entre a Univ. Clássica e a Univ. Técnica de Lisboa configurou um dos acontecimentos de maior relevância no sistema de ensino superior em Portugal, nos últimos anos. [...]” Um voto de mudança: Todos esperamos que, a nível de concursos, não voltem a acontecer escândalos como o que é descrito AQUI.

Já agora... porque não a Noruega?!


Até parece que andam a brincar connosco

Lá-vamos-nós
Rui Tavares (Público, 25.Julho.2016)
No sábado, praticamente toda a imprensa portuguesa deu como certo que um papel da Comissão Europeia considerava suspender o acesso de Portugal a 16 fundos estruturais. 
Lá para o fim do dia alguém percebeu que a notícia era mentira. [...]

domingo, 24 de julho de 2016

"E não se pode exterminá-lo(s)?"

A carta que o vice-presidente da Comissão Europeia Jirky Katainen dirigiu ao Parlamento Europeu identifica os 16 fundos comunitários que poderão ser afectados, caso Bruxelas decida aplicar este tipo de penalização a Portugal pela violação, em 2015, do limite de 3% do défice estabelecido nas regras comunitárias.


Miguel Esteves Cardoso
O finlandês Jyrki Katainen que disse em Maio do ano passado que “Portugal realizou um milagre”, parece ter mudado de opinião.
Parece ser assim que a União Europeia trata os países que gastam mais do que ganham: castigam-nos tirando-lhes o dinheiro que lhes prometeram. É justo. Portugal está a empobrecer mas está a empobrecer devagar de mais. Resposta da União Europeia: vamos empobrecê-los ainda mais, tirando-lhe os fundos que tínhamos prometido para ajudá-los a sair da pobreza.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

"É preciso higienizar o espaço público"

O blogue Má Despesa Pública lançou uma campanha destinada a corrigir as placas de inaugurações feitas um pouco por todo o país pelo ex-ministro Miguel Relvas que o apelidam de “doutor”. O antigo governante do PSD perdeu a licenciatura que lhe tinha sido dada pela Universidade Lusófona no final do mês passado, por decisão de um tribunal, quatro anos depois de se ter descoberto que tinha feito uma das disciplinas do curso apenas com base na discussão oral de sete artigos da sua autoria, publicados em jornais, e sem mais nenhum exame.


Conhecem alguma placa de inauguração onde conste o "dr. Miguel Relvas"? Envie-nos uma foto para madespesapublica@gmail.com. Vamos começar uma campanha nacional para corrigir essas placas. É preciso higienizar o espaço público.

Pokémon GO, um passo em que direcção?



Candeia que vai à frente...


Guterres ganhou a 1.ª votação
O ex-primeiro-ministro português António Guterres ficou à frente numa primeira votação secreta ocorrida esta quinta-feira entre os 15 membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para eleger o próximo secretário-geral da organização.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Durão Barroso vai "ajudar" a Goldman Sachs


Durão Barroso, mais um português "promovido"
Margarida Gomes e Sónia Sapage (Público)

Durão Barroso vai presidir à Goldman Sachs e ser consultor para o "Brexit"
Conheço bem a União Europeia e também o ambiente económico do Reino Unido. Se os meus conselhos podem ser úteis nestas circunstâncias, estou pronto para ajudar”.