terça-feira, 16 de maio de 2017

Electricidade: consumi 48 euros, mas paguei 99 !

O senhor António Mexia disse numa recente entrevista que “A eletricidade não é cara. As casas é que são mal construídas”. Aí está a justificação. E ontem dizia na televisão que o custo é comparável à média europeia, e que não faz sentido compará-lo com o nível de vida...


Ontem recebi a factura da EDP referente ao consumo de electricidade durante dois meses e, como a minha casa está bem construída, bem calafetada e utilizo lâmpadas LED, dei comigo a olhar para os números, o que não é habitual.
Constatei que consumi 48 euros de electricidade, mas... paguei 99! Na factura há uma parcela curiosa, a chamada “potência contratada”; acresce o IVA (23%!) e uma “contribuição audiovisual”. Conclusão: A electricidade não é cara, o que é caro são as taxinhas, estúpido!

NOTA: Fui consultar a internet e encontrei uma notícia segundo a qual os portugueses são os europeus que pagam mais pela luz: “o peso das taxas e impostos no preço da electricidade doméstica é o terceiro maior da UE (50%) e acima da média europeia de 33%”. Bate certo.

Sem comentários:

Enviar um comentário