quinta-feira, 8 de junho de 2017

Pedro Barroso elogiado por Bagão Félix!


António Bagão Félix (Público, 04.Maio.2017)

Hoje “Tudo menos economia” é mesmo isso. “Artes do futuro”: título que dá nome ao último CD de Pedro Barroso (PB). Não o conheço pessoalmente, mas acompanho com redobrado gosto as suas criações musicais e poéticas. Na senda dos anteriores álbuns, este CD oferece-nos uma obra de inegável qualidade e sensibilidade.
PB não é autor de concessões ao fácil, ao “light”, à fama fútil e efémera. Soube criar, com mestria, a sua forma ímpar de estar no mundo da interpretação e da criação musical e literária. A sua música tem um especial sabor épico, que a sua forma de a transmitir acentua sublimemente. Os seus temas cruzam tempos numa simbiose natural de vivências e memórias, anseios e esperança, sonhos e utopias, de “passado contido no futuro” e de futuro prenhe de pretérito. Nele, a portugalidade é enaltecida e jamais olvidada (“a nação ternura”), sem, porém, esquecer o que não nos enobreceu ao longo da (nossa) descoberta.
As suas letras e músicas são genuinamente simples. Todavia, não simplificadas. Simples, no que isso implica de complexidade de se atingir a naturalidade perfumada da síntese. Gosta de se debruçar sobre o tempo da vida e sobre a vida no tempo. Entre a tradição respeitada e a invenção sonhada. PB fala-nos da sátira (realista) do “engenheiro comendador”, para logo a seguir nos convidar a sentar “à mesa com o futuro” e dizer-nos, cantando:
Os mais justos, os mais simples e discretos
Genuínos, imperfeitos e inseguros,
Serão eles – os sonhadores irrequietos
Que vão sentar-se à mesa…
Com o futuro!
E em jeito de “post scriptum” termina esta sua nova obra com energia:
Um homem sem sonhar não faz futuro
Um homem que não sabe dizer não
Nem busca iluminar tudo que é escuro
Um homem sem sonhar perde a … razão…
 “Artes do futuro” é uma bela homenagem à liberdade de se ser e de sonhar, um preito sublime à justeza e justiça da quase sinestésica expressão ética dos sentidos e das sabedorias (“um mundo onde os poetas não sejam estudados como anormais, e os homens justos, e as gentes de estudo sejam distinguidos. E a sabedoria seja infinda e livre e nunca demais e então se publique, por decreto urgente – a lei dos sentidos!”). E é também um preito à esperança. À que exige a certeza da incerteza, a que radica na interrogação, na excelência da dúvida, no esforço da busca, na têmpera. A que não se conforma com a auto-suficiência, a resignação bloqueadora e a negatividade sistemática. Afinal o espanto do esperanto dito na canção dedicada à sua neta Constança, em nome do futuro:
Vem-me aos braços, que eu não me envergonho
Planta o mundo todo qu’inda houver
Traz a alma, que eu trago o meu sonho
E o espanto pode acontecer
Uma obra como acto de discernimento com coragem. Pela diferença. “Música bonita com palavras inteligentes”. Num terreno adverso, discriminatório, solipsista, onde é lastimável o monopólio da “pimbice” com palco permanente e onde se tratam, em regime de rodapé, artistas e obras que nos orgulham e nos encantam. Para este “Manual de sobrevivência para sonhadores” – assim intitula PB esta obra –  o meu muito obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário